Glaucoma

O Glaucoma é uma doença frequente, pouco diagnosticada, com elevados encargos socio-económicos e incapacitante, sendo a 3ª causa de cegueira a nível mundial.

O glaucoma é uma doença ocular em que existe uma progressiva atrofia das fibras nervosas que constituem o nervo óptico, dificultando o transporte para o sistema nervoso central da informação visual

A prevalência aumenta com a idade (aos 65 anos atinge 2,5% e aos 85 atinge 25% da população) e, em face do envelhecimento da população, é fácil prever um aumento do numero de casos.

A percentagem de doentes com glaucoma não diagnosticado é elevada. O grande problema relacionado com esta doença é o facto de ser uma condição frequentemente assintomática, especialmente nas fases iniciais. Contudo, é necessário fazer o seu diagnóstico numa fase inicial para reduzir a cegueira causada pelo glaucoma.

O tratamento precoce é essencial para evitar a progressão da doença. O recurso a exames funcionais (p.e. Campos visuais) e estruturais (p.e OCT do nervo óptico e da camada de fibras nervosas ganglionares da retina) seriados, permitirá detectar alterações e identificar os doentes em que a doença está a progredir e, assim, ajustar a terapêutica.